28/12/2015 | 15:21

Ministério de Minas e Energia adia leilão de hidrelétricas

O Ministério de Minas e Energia publicou na segunda-feira (21) portaria que alterou a data do leilão de compra de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de energia.  A oferta foi adiada de 5 de fevereiro para 31 de março de 2016.

Conhecido como A-5, o leilão incluiu usinas hidrelétricas que devem ficar prontas em cinco anos, importantes para assegurar o suprimento de energia elétrica ao país por meio da modalidade mais limpa de geração de energia elétrica.

Segundo o ministério, a prorrogação foi “motivada por pedidos dos interessados [em participar do leilão] de ajuste de prazos para entrega de diversos documentos relacionados ao leilão, que tiveram prazo menor devido ao período de fim de ano.”

Para serem ofertados no leilão, todos os empreendimentos hidrelétricos terão de apresentar Licença Ambiental e Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica.

Pelo novo cronograma, os documentos devem apresentados até o dia 15 de fevereiro de 2016 à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal responsável por organizar a oferta.